Conectores Bipartidos

Em função de suas menores dimenões, menor peso e menor quantidade de componentes, os conectores Bipartidos substituem os flanges ASME e API em montagens de equipamentos cujo espaço e peso são fundamentais como "Paltaformas de Petróleo e Manifolds submarinos.

São muito aplicados também em conecções com leve flexão na linha de condução sem perda da pressão de trabalho (deve ser analisado o grau de flexão e a pressão externa).

Estes conectores realizam a vedação "metal-metal" a partir da ação dos clamps que formam uma cunha e a medida que vão sendo apertados e unindo os hubs - cubos, vão esmagando o anel e, então, a vedação é realizada.

Quando a linha tubular é montada com os conectores tipo "Clamps", a pressão interna, empurrada pela força da pressão externa, esmaga o selo - seal ring e a vedação é fortalecida, ou seja, quanto mais pressão o meio de trabalho oferece, mais eficiente será a vedação dos "Conectores Bipartidos".

Conector Bipartido
É composto de um jogo de grampos, um par de Cubos (Hubs) e um selo de vedação.
Grampos Bipartidos (Clamps)
Podem ser fabricados em aço carbono, ou aço inoxidável e ndependente do material, todos os grampos são fabricados com matéria prima forjada e passam por tratamento especial com a finalidade de garantir a resistência mecânica necessária à aplicação.
Os grampos bipartidos - "clamps" já são entregues montados com estojos e porcas, conforme a solicitação de material feita pelo cliente. 
Selos (Seal ring)
Os selos de vedação que compõe a conexão dos "Clamps" são fabricados rigidamente conforme padrõs internacionais e são intercambiaveis com todos os fabricantes mudiais.

Podem ser fabricados em aço carbono com revestimento em teflon, inconel, duplex ou conforme requerido pelo cliente.

Cubos (Hub)
Com revestimento especial na sede de vedação, podem ser fabricados com aço carbono ou aço inoxidável.

Cubos de Passagem: Com bizel de solda, têm a função de tornar a terminação da linha tubular compatível ao "clamp". 

Cubos Cegos: Funcionam como terminal e/ou bloqueio de linha. Em certas montagens para teste, um furo roscado é realizado para entrada da pressão.

Cubos de Manuseio: São cubos cegos, com olhal para arraste de linha.