Juntas tipo anel RTJ
Os diversos tipos de Juntas tipo anel RTJ têm características distintas, a geometria e a angulação foram projetadas especialmente para vedar conexões em alta pressão, proteger equipamentos e trabalhar em diferentes ambientes e/ou fluidos. Cada um exerce uma função diferenciada e atende diferentes tipos de flanges, válvulas ou equipamento.
Junta Anel BX
As juntas tipo anel BX são utilizados para montagens de flanges que seguem a norma API 6A e são capazes de vedar até 20.000 PSI. As juntas tipo anel BX aumentam a eficiência de vedação, por meio do efeito de energização da pressão, conforme aumenta a pressão interna do sistema.
Os anéis de vedação BX não são intercambiáveis com nenhum outro tipo de anel.
Junta Anel R oval
As juntas tipo anel R são utilizadas para montagem de flanges e válvulas conforme normas API 6A e ASME B16.5. Elas são capazes de vedar até 5000 PSI e são amplamente utilizadas em sondas de perfuração, plataformas, complementação de poços de petróleo e refinarias. Foram desenvolvidas para aumentar a segurança através de vedação por esmagamento.
Em antigos grooves de fundo arredondado só se deve utilizar as juntas tipo Oval.
Os anéis de vedação SRX são utilizados em montagens submarinas com flanges API 17D - subsea, tipo 17SS e 17SV. Estes anéis são fabricados para trabalhar em pressões de até 5.000. O anel de vedação SRX é uma variação dos anéis RX com furação projetada estrategicamente para equalizar a pressão nos grooves com a pressão interna da tubulação.
Os anéis de vedação SRX, destinados à montagem submarina, não são intercambiáveis com os anéis de vedação RX.
As juntas tipo anel RX são utilizadas para montagem de flanges API 6A e ASME 16.5 e são capazes de vedar até 5000 PSI. As juntas tipo anel RX aumentam a eficiência de vedação, por meio do efeito de energização da pressão, conforme aumenta a pressão interna do sistema.
O anel RX é intercambiável com as juntas tipo anel R, oval e/ou octogonal.
As juntas tipo anel R octogonal tem as mesmas finalidades das juntas ovais, porém seu perfil torna a vedação mais eficiente. Também são fabricadas conforma as normas API 6A e ASME 16.5. Os anéis R, tipo oval e tipo octogonal, são intercambiável com os novos grooves de fundo de plano.
As juntas tipo anel R são utilizadas para montagem de flanges e válvulas conforme normas API 6A e ASME 16.5. Elas são capazes de vedar até 5000 PSI e são amplamente utilizadas em sondas de perfuração, plataformas, complementação de poços de petróleo e refinarias. Foram desenvolvidas para aumentar a segurança através de vedação por esmagamento.
Em antigos grooves de fundo arredondado só deve usar juntas tipo Oval.
Os anéis de vedação SBX são usados em montagens submarinas com flanges API 6BX, API 17SS e API 17SV. São fabricados para trabalhar em pressões de até 10.000 PSI de acordo com a API-17D.
Estes anéis são a variação dos anéis BX para uso em águas profundas e são estrategicamente projetados para equalizar a pressão nos grooves com a pressão interna da tubulação.
Os anéis de vedação SBX, destinados à montagem submarina.
Os anéis de vedação AX são utilizados nos conectores em equipamentos de produção submarina, como BOP ou árvore de natal molhada.
Ele pode operar em pressões de até 10.000 PSI, variando sua capacidade em função do Diâmetro Nominal solicitado.
As juntas tipo anel IX são específicas para montagens de flanges compactos (Compact Flange) e seguem a norma NORSOK. O seu perfil especial e sua pequena seção transversal permite que os flanges compactos utilizem grooves especiais e menores, reduzindo suas dimensões e peso, colaborando assim com os reduzidos espaços utilizados em plataformas e manifolds submarinos utilizados na produção de petróleo.
Os anéis de vedação VX são utilizados nos equipamentos de produção submarina, como BOP ou árvore de natal molhada.
Ele pode operar em pressões de 15.000 PSI, quando desenvolvido em aço inoxidável. Já os anéis utilizados para teste ou para verificar o assentamento são desenvolvidos em aço carbono com revestimento anticorrosivo, suportam até 10.000 PSI.
As juntas tipo anel BX são utilizados para montagens de flanges que seguem a norma API 6A e são capazes de vedar até 20.000 PSI. As juntas tipo anel BX aumentam a eficiência de vedação, por meio do efeito de energização da pressão, conforme aumenta a pressão interna do sistema.
Os anéis de vedação BX não são intercambiáveis com nenhum outro tipo de anel.